terça-feira, 2 de abril de 2013

Museu Virtual da Comunidade de Miraguaia



                                                 A localidade Miraguaia

A comunidade de Miraguaia fica a 13Km de Santo Antônio da Patrulha, 2º distrito.Através de conversas com moradores e líderes da comunidade esta recebeu o nome devido a um peixe que foi pescado na localidade.Localiza-se na zona rural, onde há várias origens de povos como brasileiros, negros, alemães.
Essa comunidade é um lugar calmo, onde as pessoas conhecem umas as outras. Em geral, as pessoas trabalham em fábricas de rapaduras e de calçado. Plantam e cultivam arroz, mandioca, milho, aipim, soja   entre outros. Há também a criação de gado e de leite.Cultivam os produtos para o seu sustento e para o comércio.


Fábrica de Rapadura( arquivo pessoal)

Há também a Igreja São Judas Tadeu e um Salão Comunitário onde a comunidade reúne-se para comemorações relativas ao Santo Padroeiro.Há também o Clube de Mães.

Salão Comunitário( arquivo pessoal)
Igreja da comunidade( arquivo pessoal)




Uma das tradições da localidade é a calvagada realizada pelos moradores em comemoração ao dia 20 de setembro . É  onde os moradores da localidade participam com orgulho demostrando toda a tradição gaúcha.


    Cavalgada(arquivo pessoal)     


No entorno contamos com fábricas de calçados, madeireira, fábrica de piscinas, posto de gasolina , posto de saúde, mercados, pecuária, borracharia, escola.
Através de conversas, troca de ideias, coleta de dados, constatou-se que o João Pedroso de Souza, conhecido como Gica, foi o pioneiro dessa comunidade onde trouxe muitos avanços para essa localidade como a luz elétrica e a própria escola, mas infelizmente não contamos mais com essa pessoa.

Hoje também contamos com calçamento que ainda não está completo, mas certamente irão terminar.  



                                     Calçamento ( arquivo pessoal)



                                Um pouco da História da Escola Parceira


                                                                    A escola Parceira 




                                                     Escola da Comunidade( arquivo pessoal)


Em 1942 foi o ano de criação da escola, do Grupo Escolar Antônio Carlos. Recebeu este nome em homenagem a Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva, por ser um notável político, por ser ele um vulto da história brasilleira daquela época.
A escola marcou a sua história iniciando as atividades escolares  na casa do Sr. João Pedroso de Souza, tendo 4 professoras e 76 alunos e como primeira diretora , a professora Célia Ilha. Em meados de junho do mesmo ano, os alunos e professores continuaram suas aulas em um prédio alugado do Sr. João Pedroso de Souza.
Na década de 40 , inaugurou-se no pátio da escola a gruta com Nossa Senhora , como demostração de grande devoção.
Nas décadas de 50 e 60 foram marcadas pelos grandes intercâmbios das escolas.A escola saia da localidade com seus alunos de carreta de quatro rodas , para visitar a Escola de outra comunidade. Lá jogavam, faziam brincadeiras e ao meio dia todos degustavam uma sopa.Anos amis tarde houve também intercâmbio com outras escolas.
Alunos , professores, funcionários e comunidade , participavam e vivenciavam as Missas Criolas.Cuidavam  do pátio , da horta e da grutinha.E quando tinha quermesse era bom demais.
Na década de 70 as horas cívicas faziam  parte do currículo escolar e a escola desfilava na Semana da Pátria, na própria comunidade e em comunidades vizinhas.
Em dezembro de 1977 a escola foi reorganizada, passando a denominar-se " Escola Estadual de 1º Grau Antônio Carlos".
Nos anos de 2000 renovaram os ideias e a escola designou-se como " Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Carlos".
Hoje a escola mantem um trabalho de equipe , procurando resgatar a história e também  mantem o espírito de fazer acontecer , ver raiar um novo horizonte, sentir , viver e se emocionar com a sua história e a direção afirma que " a escola sou eu, ès tu, somos todos nós juntos , a procura de uma educação , cada vez melhor , ou seja, de uma vida melhor. 

A escola está a todo momento resgatando a sua história e que de uma forma  ou de outra muitas pessoas fizeram parte.
Por isso que é de suma importância conhecermos a história da comunidade da qual a escola faz parte e o seu entorno buscando valores e vivências. 
Afinal todos nós temos uma história, a comunidade também e cabe nós( professores) reconhecermos.  


                   


3 comentários:

  1. Oi,Luciana!

    O teu blog sobre a escola parceira está muito lindo!
    Em breve,voltarei a visitá-lo!
    Att.Marcelí

    ResponderExcluir
  2. Legal teu blog, assim conheço um pouco de tua cidade.Sou do polo de Cachoeira do Sul...

    ResponderExcluir
  3. Oi,Luciana!

    O teu blog demonstra vários aspectos da comunidade Miraguaia e da escola parceira.Dessa forma,podemos conhecer um pouco do contexto da localidade.Legal!a visita dos colegas dos outros pólos.
    Abraços,Marcelí

    ResponderExcluir